24/Jun/2026
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de trigo 2026 já começou no Brasil, atingindo, até o dia 20 de junho, 0,7% da área. Em comparação com igual momento da safra passada, quando 1,9% haviam sido colhidos, há atraso de 1,2%. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 0,6%, os trabalhos atuais praticamente se equivalem. O único Estado que já iniciou a colheita é Goiás, com 5% da área trabalhada.
Quanto à semeadura de trigo 2026, os trabalhos de campo atingiam, até o dia 20 de junho, 74,3% da área, avanço de 14,8% em relação à última semana. Em comparação com igual período da safra passada, quando 56,6% haviam sido semeados, os trabalhos estão adiantados em 14,8%. Na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 64,2%, a semeadura também está adiantada. Entre os principais Estados produtores, Rio Grande do Sul semeou 63% da área e Paraná, 84%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.