29/Jan/2026
A M. Dias Branco está investindo na produção de alimentos funcionais para atender a demanda do consumidor que tem adotado hábitos alimentares mais saudáveis. A redução do consumo de carboidratos e o aumento da preferência por alimentos proteicos não representa um desafio para a M. Dias Branco. Isso abre um leque de oportunidades. Poucas pessoas sabem, mas a casca do trigo tem muita proteína. Isso implica, portanto, um ajuste na estratégia da empresa. É possível investir na linha de alimentos saudáveis da empresa ao adicionar mais proteínas. O perfil de consumo nas diferentes regiões do País é diverso, o que pode afetar, em diferentes níveis, a estratégia da M. Dias. Na Região Nordeste, o macarrão faz parte da alimentação básica, ao contrário do que ocorre na Região Sudeste. Ou seja, é possível agregar valor em massas no Nordeste e em proteínas, no Sudeste. São ajustes no portfólio para acompanhar a tendência de consumo em cada local.
O consumo de alimentos saudáveis não é extremo. É preciso lembrar das indulgências. Muitas pessoas não vão parar de comer carboidratos. Elas vão ingerir porções menores. A demanda ainda vai existir. A M. Dias Branco está otimista com o futuro da economia brasileira, o que deixa em aberto a possibilidade para novas aquisições ou investimentos. A empresa está sempre em busca de boas oportunidades, avaliando o retorno e o custo de cada negócio. Sobre o poder de compra do brasileiro, o consumidor está mais consciente em relação ao valor do dinheiro após períodos de inflação de alimentos elevada. Puxada pelas commodities, a inflação de alimentos pode ser menor esse ano. A M. Dias Branco trabalha com um cenário de crescimento para a indústria de alimentos em 2026. A indústria de massas e de biscoitos é resiliente e há muitas oportunidades de crescimento no Brasil. A projeção para 2026 envolve volumes crescentes em todas as categorias, e a M.Dias está se ajustando para acompanhar esse crescimento.
Também está de olho em produtos saudáveis, como granolas, pães sem glúten e outros produtos que têm tido uma performance muito interessante. A empresa continua apostando no crescimento da linha de saudáveis. O setor de alimentos deve estar atento aos hábitos regulares do consumidor, mas também às suas novas escolhas. A aposta é que vai vencer quem souber equacionar produtos indulgentes e funcionais. Ao mesmo tempo, é fundamental equilibrar a equação de preço para não impactar o consumidor. Sobre o uso de medicamentos voltados ao emagrecimento por parte da população, afirmou que a M. Dias Branco está atenta a hábitos de consumo sem subestimar as mudanças nos perfis de consumo de todas as classes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.