28/Jan/2026
A consultoria SovEcon elevou sua previsão para as exportações de trigo da Rússia na temporada 2025/2026 em 1,1 milhão de toneladas, totalizando agora 45,7 milhões de toneladas. A revisão para cima foi motivada pelo forte ritmo de embarques recentes e por números de produção acima do esperado. Os embarques russos aceleraram acentuadamente no fim do ano passado, com novembro registrando um recorde de 5,2 milhões de toneladas e dezembro atingindo 4,2 milhões de toneladas, o maior volume para o mês em oito anos. A demanda de importantes importadores continua firme, sustentada por grandes compras recentes do Egito e da Arábia Saudita. Do lado da oferta, dados oficiais do Rosstat, agência governamental oficial, apontaram uma safra de 91,4 milhões de toneladas em 2025, volume superior à estimativa anterior da consultoria, de 88,8 milhões.
Em relação à cota de exportação de 20 milhões de toneladas para grãos principais, que entrará em vigor em meados de fevereiro, não há previsão de restrições materiais aos fluxos. Os embarques de trigo durante a vigência da medida devem ficar em torno de 16 milhões de toneladas. Olhando para a frente, a consultoria estabeleceu sua primeira previsão de exportação para 2026/2027 em 39,6 milhões de toneladas, uma queda em relação à temporada atual, refletindo uma oferta mais restrita diante de uma safra projetada em 83,8 milhões de toneladas. As exportações surpreenderam positivamente nos últimos meses, apoiadas por demanda sólida e preços competitivos, mas ponderou que não espera uma aceleração rápida para o restante da temporada. Uma grande parcela dos estoques está localizada longe dos portos, enquanto o rublo forte e preços FOB estáveis permanecem como ventos contrários.
Nesse cenário, o mercado doméstico de trigo deve continuar sob pressão. Ainda, a Rússia exportou um total de 50 milhões de toneladas de grãos em 2025, volume que incluiu 41 milhões de toneladas de trigo, garantindo a manutenção da liderança mundial nos embarques do cereal. A ministra da Agricultura russa, Oksana Lut, anunciou nesta terça-feira (27/01), durante o 4º Fórum Internacional Mundial de Grãos e Leguminosas, em Dubai, que o potencial de exportação do país para 2026 é estimado em 55 milhões de toneladas. A projeção baseia-se na colheita de quase 140 milhões de toneladas registrada no último ciclo. Esse volume de 55 milhões de toneladas representa a capacidade hipotética de fornecimento para abastecer os parceiros comerciais da Rússia neste ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.