ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2026

Rússia mantém previsão da safra de trigo 2025/2026

A consultoria SovEcon manteve inalterada sua previsão para a safra de trigo da Rússia em 2026 em 83,8 milhões de toneladas, após avaliar as condições climáticas atuais e realizar pesquisas com agricultores. A empresa não identificou riscos climáticos materiais concretizados até o momento e considera que a área plantada de trigo de inverno permanece amplamente alinhada às expectativas. A área pré-colheita para a temporada de 2026 é estimada em 26,3 milhões de hectares, abaixo dos 26,9 milhões da temporada atual.

A área de trigo de inverno é projetada em 15,6 milhões de hectares, ante 15,8 milhões um ano antes, enquanto a área de trigo de primavera está projetada em 10,7 milhões de hectares, comparada com 11,1 milhões de hectares em 2025. Com produtividades esperadas acima da média, o cenário otimista implica uma safra de 87,9 milhões de toneladas, enquanto o cenário pessimista sugere 79,8 milhões de toneladas. A SovEcon está monitorando de perto um padrão de frio anormal na Rússia, alertando que uma revisão para baixo não pode ser afastada, se temperaturas de -20°C a -25°C persistirem por uma semana ou mais.

Por enquanto, as temperaturas do solo permanecem relativamente altas, entre -2°C e -8°C, não representando ameaça imediata, visto que os riscos aumentam apenas se o solo atingir entre -12°C e -15°C. Em comparação, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) elevou em janeiro sua estimativa de trigo russo para 89,5 milhões de toneladas. A SovEcon acredita que o USDA pode aumentar ainda mais sua estimativa de trigo no próximo relatório, potencialmente em direção a 90,7 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.