ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Nov/2025

RS: produtividade do trigo abaixo das expectativas

O Conselho da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) estima que a safra de trigo do Rio Grande do Sul não deve passar de 3,7 milhões de toneladas, em função do resultado inferior da colheita e da baixa rentabilidade do produtor. Com 50% da área colhida, o ciclo foi marcado pelo baixo uso de tecnologia. Muitos tinham a expectativa de colher 70 ou 80 sacas de 60 Kg por hectare, mas esse resultado ficou comprometido. O baixo uso de tecnologia foi o grande fator. O produtor está decepcionado com a renda e o resultado desta colheita.

É provável que tenha redução de área no próximo ano. Nem mesmo os produtores que utilizaram mais tecnologia na lavoura tiveram retornos esperados. Há uma clara evidência de que os produtores tiveram melhor produtividade, mas ainda abaixo do que esperavam. Apesar de o cereal ser uma opção de cultura de inverno para as propriedades e de preservar o solo com a palhada, o produtor tem olhado cada vez mais para o resultado econômico. O desempenho financeiro da cultura tem sido muito ruim. Um produtor que colheu 50 sacas de 60 Kg por hectare, ou 3 mil quilos, teve resultado negativo de 11 sacas de 60 Kg de trigo se vender essa produção a R$ 56,00 por saca de 60 Kg.

Enquanto isso, os produtores têm mostrado interesse crescente no cultivo de canola. Apesar de abranger uma área bem menor e menos expressiva, há interesse crescente dos produtores em ampliar o cultivo. Há limitações, como a importação de sementes e o fato de ainda não ser uma cultura dominada, mas é provável que haja aumento significativo de área. A ampliação da cultura no Estado é positiva, inclusive para o trigo. A rotação de culturas melhora o controle de plantas invasoras e de doenças. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.