04/Aug/2025
Segundo a SovEcon, a produção de trigo na Rússia deve atingir 83,3 milhões de toneladas neste ano, abaixo dos 83,6 milhões de toneladas estimadas anteriormente. A redução foi atribuída aos rendimentos mais fracos que o esperado na região sul, onde a colheita agora é estimada em 30,2 milhões de toneladas, potencialmente o menor volume desde 2020, quando alcançou 29,4 milhões de toneladas. No ano passado, a colheita na região foi de 32,6 milhões de toneladas. O trigo do sul claramente decepcionou, e os danos parecem piores do que se espera.
Ainda assim, outras regiões estão apresentando resultados sólidos. As perspectivas para o trigo de primavera continuam fortes, e a Sibéria, um grande produtor de trigo de alta qualidade, pode registrar rendimentos recordes neste ano”, acrescentou. Os rendimentos no sul melhoraram levemente nas últimas semanas, mas continuam abaixo das expectativas. Enquanto isso, a região central segue acima do esperado, com a previsão de safra elevada em 500 mil toneladas, para 20,3 milhões de toneladas.
Além disso, a safra da Sibéria também segue fortalecida, podendo alcançar 8,5 milhões de toneladas. As condições das lavouras permanecem favoráveis em toda a Sibéria, bem como nos Urais e em partes do Cazaquistão. A previsão para a região do Volga ficou praticamente inalterada em 19,5 milhões de toneladas, com rendimentos sólidos. As chuvas fortes recentes na parte europeia da Rússia não devem causar impacto relevante à produção total, mas já afetaram a qualidade do grão, especialmente no trigo de inverno em algumas áreas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.