22/Jul/2025
A Nita Alimentos, marca de farinhas de trigo com fábrica em Santos (SP) desde 1968, aposta em produtos de maior valor agregado para buscar receita superior a R$ 700 milhões em 2025. A cifra representa alta de cerca de 7% sobre 2024. A estratégia mira o retorno dos R$ 130 milhões investidos nos últimos três anos em modernização fabril e infraestrutura. A companhia mantém 70 produtos no portfólio e concentra 80% das vendas no food service e na indústria. Como parte da diversificação, firmou parceria com o moinho Polselli, da Itália, que fornecerá seis farinhas especiais para pizzarias.
A capacidade instalada da fábrica é de 300 mil toneladas por ano. Com 75% das vendas concentradas na Região Sudeste, a Nita aproveita a localização estratégica no Porto de Santos (SP) para importar trigo da Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Europa. A flexibilidade logística permite ajustar os blends conforme a volatilidade da commodity e atender clientes de outras regiões. A empresa tem clientes na Região Norte também, no Pará e em Roraima. A estrutura enxuta de cinco diretores permite decisões ágeis de precificação.
Essa flexibilidade dilui o risco na volatilidade. As inovações responderam por 30% do crescimento da Nita em 2024, com destaque para a linha Viennoiserie, voltada a croissants e brioches. Na Fipan 2025, maior feira do setor de alimentos da América Latina, que será realizada nesta semana em São Paulo, a empresa lançará a Nita Panetone, desenvolvida para fermentação longa, e três farinhas com ingredientes franceses: centeio e trigos espelta e sarraceno. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.