26/Mar/2025
Segundo a SovEcon, as exportações russas de trigo devem somar 40,7 milhões de toneladas no ano comercial 2024/2025. O volume ficou abaixo da previsão anterior, de 42,2 milhões de toneladas. A redução reflete o ritmo contínuo e lento dos embarques, em virtude de margens mais fracas. Ao mesmo tempo, os embarques de milho foram projetados em 2,8 milhões de toneladas, 200 mil toneladas acima da projeção anterior. Considerando também um aumento para a cevada, as exportações totais de grãos, leguminosas e produtos processados do país devem alcançar 49,9 milhões de toneladas, ante 51 milhões de toneladas estimadas antes.
As exportações totais de trigo da Rússia de julho a fevereiro somaram 32,6 milhões de toneladas, ante 33,8 milhões de toneladas no ano anterior. Só em fevereiro, os embarques foram de 1,9 milhão de toneladas, ante 2,3 milhões de toneladas no ano anterior e abaixo da média de cinco anos, de 4,1 milhões de toneladas. Os volumes de exportação continuam sendo limitados pela baixa rentabilidade. As margens dos exportadores têm sido, na maioria, negativas desde o fim de 2024. O rápido fortalecimento do rublo complicou ainda mais a atividade de exportação.
Apesar dos desafios recentes, a SovEcon espera uma recuperação gradual nas exportações por causa das condições de mercado em melhoria, incluindo um aumento dos preços de exportação, um interesse renovado dos importadores e um possível enfraquecimento do rublo. Para a próxima temporada, a estimativa de embarques de trigo da Rússia foi ampliada de 38,9 milhões de toneladas para 39,1 milhões de toneladas, com os estoques iniciais mais altos que serão transferidos da temporada atual. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.