17/Dec/2024
A Bauducco, marca nacional que trouxe o panetone para o Brasil, está investindo pesadamente no projeto de internacionalização. Com produção anual de 80 milhões de panetones, a empresa tem o objetivo de virar uma marca global com muitos fãs, como a Disney. A companhia tem uma fábrica de biscoito wafer em Miami, nos Estados Unidos, desde 2018. Mas, no início deste ano, comprou um terreno de 300 mil metros quadrados em Tampa, na Flórida (EUA). Lá, será erguida uma nova planta, maior que a atual, que tem capacidade de produção de 75 milhões de unidades por ano. A nova fábrica deve começar a funcionar no fim de 2025. Além do wafer, estão sendo definidas outras linhas de produtos que serão fabricados nessa unidade. O wafer garantiu à marca o terceiro lugar entre os fabricantes de biscoito doce que mais cresceram em vendas nos Estados Unidos em 2023. Com a nova fábrica, a Bauduco vai aumentar os investimentos para conseguir um espaço ainda maior nos Estados Unidos.
Em busca de uma maior aproximação com o consumidor norte-americano, neste ano, a marca patrocinou o Miami Open, um dos maiores torneios de tênis dos Estados Unidos, e a tenista brasileira Bia Haddad. Recentemente, fechou parceria com a Disney que incluiu patrocínio oficial da D23 Expo, maior evento da Disney para fãs, que ocorreu em novembro no Brasil, a primeira vez fora dos Estados Unidos. A parceria também contou com o patrocínio de corridas de atletismo que acontecem nos parques da Disney com a distribuição de produtos Bauducco. A companhia acredita muito no valor da marca, e não no diferencial simplesmente por um posicionamento de preço. A Bauducco não consta no ranking das 25 marcas brasileiras mais valiosas da consultoria Interbrand, especializada em marcas. A Bauducco não divulga seus resultados financeiros oficialmente. Por isso, não faz parte da lista de marcas avaliadas anualmente no estudo.
Segundo a TroianoBrading, a Bauducco já é, ao menos no Brasil, uma love brand. Uma marca é considerada love brand quando consegue estabelecer uma conexão acima de tudo com o coração do consumidor. Neste caso, o cliente deixa de se preocupar com a qualidade do produto, pois já está dada. No entanto, conseguir atingir esse patamar emocional da marca fora do País é mais desafiador. Isto é, depende dos investimentos e dos aliados que a companhia tem no exterior. A operação com a Disney conta muito, porque, se tem marca que é uma love brand, essa marca é a Disney. Enquanto a Bauducco ganha fôlego na investida internacional para globalizar sua marca, localmente a empresa quer reforçar a sua conexão emocional com os consumidores. Depois de dois anos de ações táticas de reforço da marca, patrocinando o Natal da Avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo, neste fim de ano a companhia volta à mídia com um filme publicitário, exibido na televisão aberta e em streaming, que enfatiza as raízes familiares do Natal.
Produzido pela nova agência de publicidade da empresa, a Galeria, o filme passa longe das histórias de Natal de uma tradicional família italiana, origem da empresa, reunida em torno da mesa farta da ceia de Natal. A cena do comercial se passa num saguão de embarque de um aeroporto. Sob a trilha sonora da clássica canção italiana Con te Partirò, cantada pelo tenor Andrea Bocelli, uma criança abre a bagagem e começa a partilhar um panetone com pessoas desconhecidas. Na prática, esse filme procura retratar as transformações que ocorreram na sociedade e o empenho da companhia de estar sintonizada com as mudanças, pois os formatos familiares mudaram nesses 20 anos. Após estudos feitos com ajuda de antropólogos, chegou-se ao conceito de família estendida que vai além do sobrenome e do laço sanguíneo. Exatamente para se adaptar aos novos tempos, a assinatura da marca mudou para "Bauducco, um sentimento chamado família". Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.