ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Dec/2024

RS: revisada estimativa da safra de trigo de 2024

A Emater-RS reduziu a estimativa de safra de trigo do Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal no Brasil, em 9% para 3,75 milhões de toneladas, mas o volume ainda será o segundo maior registrado no Estado. Parte das lavouras teve resultados insatisfatórios devido à recorrência de chuvas durante as fases de enchimento de grãos e na colheita, causando a redução do peso dos grãos e germinação nas espiguetas. Em outra parte do Estado, os resultados foram expressivos, como no quadrante nordeste, onde o potencial produtivo foi preservado ao longo do ciclo.

A redução na estimativa de safra ajuda a explicar um aumento na previsão de importação de trigo pelo Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o País importará o maior volume do cereal em cinco anos em 2024, com mais de 6 milhões de toneladas. Além do Rio Grande do Sul, o Paraná também colheu bem menos do que o previsto, com uma safra em torno de 2,3 milhões de toneladas. Pela previsão divulgada em novembro, o Rio Grande do Sul tinha expectativa de colher inicialmente 4,12 milhões de toneladas. Apesar da redução, a estimativa indica um crescimento importante na comparação com a temporada passada, quando a colheita somou 2,62 milhões de toneladas.

Analisando as dez últimas safras, a temporada de 2024 ainda se destaca como a terceira maior em área cultivada, sendo superada apenas pelas safras de 2022 e 2023. Em termos de produtividade, apresenta resultados semelhantes aos de 2021, posicionando-se como a quarta safra mais produtiva, superada pelas de 2016, 2019 e 2022. Quanto ao volume total produzido, ocupa o segundo lugar na série histórica, ficando atrás somente da safra de 2022, que alcançou o recorde de 5,3 milhões de toneladas. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.