ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Sep/2024

Paraná revisa a estimativa da safra de trigo 2024

O Departamento de Economia Rural (Deral/Seab) revisou para baixo as estimativas da safra 2024 de trigo no Paraná, projetando uma quebra de 32% na produção, cuja colheita está em andamento. A nova previsão indica que a colheita deve totalizar 2,58 milhões de toneladas, uma redução significativa em relação ao potencial inicial de 3,8 milhões de toneladas. As perdas, que somam 1,2 milhão de toneladas, são atribuídas à seca severa e às geadas que atingiram o Estado durante o inverno.

A estiagem afetou de forma mais intensa as lavouras no norte do Paraná, onde a colheita já está em andamento. Com isso, os produtores de devem enfrentar um prejuízo estimado em cerca de R$ 3 bilhões, mesmo considerando os preços anteriores ao início dos problemas climáticos. O valor pode ser parcialmente compensado pelos contratos de seguro, mas a situação ainda é preocupante para os produtores. A colheita de trigo no Paraná atingiu 50% da área semeada, que foi de 1.149,6 mil hectares na safra 2024, uma redução de 19% em relação à safra 2023, que teve 1.415,5 mil hectares.

As projeções para a área de trigo na safra 2025 ainda não foram definidas. A produção de cevada teve igualmente impacto das condições climáticas, com uma redução de 14% na estimativa, agora prevista em 291 mil toneladas. A aveia deve registrar uma queda de 26%, embora o Deral acredite que esses números possam ser reavaliados à medida que a colheita avance. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.