03/Sep/2024
Dono de marcas como Pullman, Rap10 e Ana Maria, o Grupo Bimbo assinou contrato de compra de 100% das operações da sua rival brasileira Wickbold no dia 30 de agosto. O movimento faz parte dos planos da companhia mexicana de expandir sua presença no mercado nacional e, em especial, na Região Sul do País. O valor do negócio não foi divulgado. O Grupo Bimbo confirmou a assinatura do acordo para aquisição da Wickbold, na transação que inclui as marcas Wickbold e Seven Boys, que participam das categorias de pães embalados, pães doces, biscoitos, bisnaguinhas e panetones. Além das marcas, o negócio arrematou a operação de quatro fábricas da companhia brasileira, localizadas na Região Sul do País.
A movimentação faz parte da estratégia da companhia, com foco em crescimento e expansão de presença no Brasil, uma aposta cuidadosamente planejada que fortalece sua posição como líder global, com mais de 70 anos de experiência no setor. Com 86 anos de história, a marca Wickbold nasceu em São Paulo como uma ‘pequena padaria’, quando o fundador da marca, Henrique Wickbold, adquiriu o negócio, que à época se chamava ‘Allemanha’. Com a aquisição, rebatizou-o com o sobrenome do novo proprietário. Segundo a companhia brasileira, a ampliação dos negócios no País se deu ainda na década de 1940, quando o fundador iniciou o processo de aquisição de uma frota de carros, para implementar a entrega dos seus produtos. Foi durante a década de 1990 que a companhia decidiu avançar com os negócios no País.
Em 1992, abriu operações no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), com duas filiais da Wickbold. Nesse processo de expansão, em 2015, a companhia anunciou a aquisição da marca de produtos de panificação Seven Boys. Segundo nota oficial do Grupo Bimbo, com a integração das duas empresas, a companhia enfatizou que manterá seu propósito em nutrir um mundo melhor, complementando o portfólio com marcas que os consumidores amam e reforçando a atuação na Região Sul do País. Apesar do anúncio da aquisição, a efetivação da compra ainda dependerá da aprovação por parte das correspondentes autorizações regulatórias. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.