ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jun/2024

Rússia: estimativa da exportação de trigo em junho

De acordo com estimativa da SovEcon, a Rússia deverá exportar entre 3,5 milhões e 4 milhões de toneladas de trigo em junho, o último mês do ano comercial 2023/2024 (julho-junho). O volume é significativamente maior do que a média de cinco anos para o mês, de 1,6 milhão de toneladas, e pode superar os embarques de junho do ano passado, de 3,6 milhões de toneladas. A Rússia costuma exportar grandes volumes no fim da temporada, mas os embarques podem se desacelerar no longo prazo.

A alta dos preços globais no último mês deu suporte às vendas de trigo russo. O spread entre os preços FOB de trigo francês e de trigo russo chegou a US$ 25,00 por tonelada. No entanto, a situação começou a mudar em junho, com a queda dos preços internacionais e a consequente diminuição da competitividade do trigo russo. Em junho, a agência estatal de grãos do Egito (Gasc) realizou duas licitações e comprou 1,3 milhão de toneladas de trigo da Ucrânia e da União Europeia, ignorando as ofertas menos competitivas da Rússia.

Outro fator que pode afetar as exportações russas é a decisão da Turquia de interromper as importações de trigo entre junho e outubro. O país tem sido o maior comprador de trigo russo nas últimas três temporadas. Embora a Rússia esteja encerrando a temporada 2023/2024 com volumes recordes de exportação, a expectativa é de que os embarques diminuam bastante no novo ciclo. A estimativa preliminar da consultoria é de uma queda de 10% na comparação anual. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.