14/May/2024
A fabricante de alimentos M. Dias Branco apresentou lucro líquido de R$ 154,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. O resultado 121,6% maior na comparação com igual período de 2023, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 69,9 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 277,3 milhões, recorde para o período, avanço de 59,6% frente aos R$ 173,7 milhões do primeiro trimestre do ano anterior. A margem Ebitda ficou em 13%, ante 7% de um ano antes, alta de seis pontos porcentuais. A alavancagem da empresa (relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 0,1 vez, ante 1,6 vez negativa reportada em igual período de 2023. A receita líquida recuou 13,9% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,140 bilhões, ante R$ 2,486 bilhões do primeiro trimestre de 2023. O recuo de 1,4% no volume comercializado e a queda de 12,6% no preço médio dos produtos na comparação anual do período pesaram sobre a receita da companhia.
A empresa que o faturamento foi afetado pela interrupção programada das operações para substituição de sistema de gestão no início de janeiro, o que foi normalizado em fevereiro. As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, bloco chamado pela companhia de "região de ataque", apresentaram recuo de 16,1% na receita líquida na mesma base comparativa, enquanto a "região de defesa", formada pelas Regiões Norte e Nordeste, obteve queda de 12,9% na receita. Do montante total da receita líquida, R$ 44,9 milhões vieram da receita da empresa no exterior, o que inclui exportações e a operação no Uruguai, queda de 4,9% ante o primeiro trimestre do ano anterior. Quanto ao avanço do lucro líquido, o resultado é fruto da expansão do Ebitda, recorde no trimestre, e da melhora do resultado financeiro. A M. Dias Branco destacou ainda que foi o segundo trimestre consecutivo de caixa líquido de 0,1 vez, atribuindo o desempenho à melhora sequencial dos resultados e da forte geração de caixa.
A companhia encerrou o primeiro trimestre deste ano com R$ 2,17 bilhões em caixa. A M. Dias Branco registrou recuo de 1,4% no volume de vendas de seus produtos no primeiro trimestre de 2024 na comparação com igual período do ano anterior. O volume vendido pela companhia passou de 402,8 mil toneladas para 397,1 mil toneladas. No segmento de biscoitos, o volume comercializado pela empresa recuou 9,4%, de 116,8 mil toneladas para 105,8 mil toneladas. Já as vendas de massas cresceram 2,4%, de 79,3 mil toneladas para 81,2 mil toneladas, enquanto as vendas de farinha e farelo avançaram 2,5%, para 187,7 mil toneladas. Em relação ao trimestre anterior, as vendas totais da companhia caíram 17,2%, já que o período tende a ser sazonalmente mais fraco. A companhia atribuiu a redução nos volumes vendidos à interrupção temporária das fábricas em janeiro para substituição de sistema de gestão, o que levou a uma queda de 31 mil toneladas comercializadas em janeiro, não sendo compensado pelos maiores volumes reportados em fevereiro e março.
Apesar do menor volume vendido, a M. Dias manteve sua participação de mercado de biscoitos e diminuiu em massas na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o do ano passado. No segmento de biscoitos, a participação ficou estável em 32,6%. Em massas, sua participação em volume decresceu 3,1 pontos porcentuais, para 28,6%. Já em farinha de trigo, a participação de mercado da M. Dias em volume vendido ficou inalterada em 11,2%. Em valor, houve retração anual de participação de mercado em biscoitos, massas e farinha. A M. Dias manteve a liderança no mercado nacional em massas, biscoitos, granolas e cookies saudáveis no período. O preço médio de todas as categorias caiu 12,6% na comparação anual dos trimestres, para R$ 5,39 por quilo, acompanhando a tendência de queda das matérias-primas, principalmente do trigo e do óleo de palma. Em biscoitos, o recuo no preço médio dos produtos foi de 4,1%%. Em massas, de 6,6%. Em farinha e farelo, houve queda de 27,7%, e em margarinas e gorduras, o preço médio recuou 15,5%.
O preço médio de outras linhas de produtos (bolos, snacks, mistura para bolo, torradas, produtos saudáveis, molhos e temperos) avançou 0,3% entre o primeiro trimestre de 2024 e o de 2023. Apesar da queda no volume de vendas e a paralisação temporária, a produção da M. Dias passou de 596,2 mil toneladas no primeiro trimestre de 2023 para 646,7 mil toneladas processadas no primeiro trimestre deste ano. A capacidade total de produção passou de 1,075 milhão de toneladas para 1,070 milhão de toneladas. O nível de utilização da capacidade total de produção aumentou 5%, de 55,5% para 60,5%. Ainda como fatos relevantes do quarto trimestre do ano passado, a companhia destacou a manutenção da "elevada" verticalização dos dois principais insumos: farinha de trigo e gordura vegetal em, respectivamente, 99,6% e 100%. No último trimestre, a empresa investiu R$ 52,1 milhões, 15,3% acima do valor investido em igual intervalo de 2023. Do montante, 87,7% foram destinados para manutenção e 12,3% direcionados para expansão. Os principais aportes foram investimentos em máquinas e equipamentos e licenças de uso de software. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.