18/Apr/2024
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), a indústria brasileira prevê exportar 5% mais neste ano. Em 2023, as exportações das categorias cresceram 11%, para US$ 266 milhões, somando 143 mil toneladas. O ambiente está favorável para as exportações, com a recuperação do food service, especialmente no mercado norte-americano, onde há apetite por produtos congelados, como o pão de queijo. Além disso, há possibilidade de expansão em marcas próprias nos Estados Unidos e na Europa, com linhas exclusivas ao varejo internacional. O crescimento deve passar pela diversificação de canais, além da ampliação no varejo tradicional supermercadista, que segue como principal mercado.
Entre as possibilidades de ganhos no mercado internacional estão as exportações para redes hoteleiras e cruzeiros marítimos. São canais que, muitas vezes, as empresas não estão atentas, mas com o restabelecimento do food service no mundo inteiro é um caminho importante para o setor. As bodegas e quiosques, conhecidos como varejo informal, também estão no alvo da indústria brasileira de derivados de trigo, sobretudo na América do Sul. Há espaço para expansão dentro do próprio Mercosul, já que o Brasil tem a terceira maior indústria de biscoitos e massas do mundo. A perspectiva é a de que as vendas de biscoitos sigam liderando as exportações do setor, representando cerca de metade do embarcado.
Em 2023, as exportações de biscoito alcançaram US$ 138,9 milhões e 62,3 mil toneladas, 52% do total faturado pelo setor. As vendas externas de pães e bolos somaram US$ 100,9 milhões (38% do total) e 65,9 mil toneladas. Os embarques de massas alimentícias atingiram US$ 26,1 milhões no ano passado (10% da receita total) e 14,9 mil toneladas. Entre os destinos para ampliação de mercado está a África do Sul, com a presença de inúmeras redes de supermercados que atuam em todo o continente africano. No último ano, as exportações do setor alcançaram 140 países. A Venezuela foi o principal destino dos produtos industrializados de trigo do Brasil, perfazendo 23% das exportações totais das categorias, com US$ 61,6 milhões e 57,5 mil toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.