22/Feb/2024
A Camil Alimentos revelou planos para marcas adquiridas nos últimos anos pela companhia, citando a complementaridade entre elas como estratégia para ampliar a participação em diferentes mercados. A integração foi citada como foco da atuação para ampliação da presença da marca Camil em Minas Gerais e da Santa Amália em São Paulo. A ideia é explorar a distribuição da Camil em Minas Gerais, aproveitando a sinergia com a Santa Amália, além de trazer a Santa Amália para São Paulo. A expectativa é capturar as sinergias entre essas marcas no período de 12 a 18 meses nos mercados de Minas Gerais e São Paulo.
Para o Café União, a marca deverá lançar produtos ao longo dos próximos meses, se aproximando do portfólio dos principais concorrentes. As margens da marca estão reduzidas, mas que isso está relacionado com a conquista de participação no mercado. A companhia já estudou a possibilidade de entrar no ramo de farinha de trigo, por enxergar sinergias com as suas demais operações, mas decidiu esperar para entrar nessa área. A empresa acredita que há sinergia industrial com áreas em que atua, como a de biscoito. Mas decidiu esperar.
Uma possibilidade observada pela Camil para entrar no ramo é o aumento da produção de trigo na Região Centro-Oeste do País, mas aguarda para ver se isso irá se consolidar. Ao mesmo tempo em que estuda a entrada em novas áreas, a Camil também acredita que pode ampliar participação de mercado em algumas áreas. A Camil citou produtos em que acredita na possibilidade de aumento da participação, como feijão, arroz, massa, biscoitos e cafés. A empresa tem 14% do mercado do arroz, mas pode imaginar isso quase dobrando, passando dos 20%. Para a empresa, a reforma tributária vai tirar barreiras estaduais e abrir oportunidades. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.