ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Dec/2023

Leilões: Pepro tem demanda fraca e PEP sem giro

Os leilões de subvenção econômica para o trigo da safra 2023 realizados na sexta-feira (01/12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) movimentaram apenas 4,5% do ofertado por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). Foram negociadas 7,87 mil toneladas de um total de 175,5 mil toneladas que poderiam ser arrematadas. Não houve interesse de tradings e indústrias em comprar lotes do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), para o qual haviam sido ofertadas 154,3 mil toneladas.

O volume comercializado nos leilões ficou 75% abaixo da semana passada, quando 31,92 mil toneladas foram negociadas. Somente trigo do Rio Grande do Sul foi comercializado no Pepro, somando as 7,872 mil toneladas de 90 mil toneladas ofertadas de cereal do Estado, com sobra de 91,25%, ambos encerrando no valor integral do prêmio ofertado de R$ 431,30 a tonelada tipo pão 1, PH 78. Não houve interesse dos compradores por lotes de trigo proveniente da Bahia, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e de Santa Catarina.

O valor do prêmio máximo é calculado pela diferença entre o preço mínimo vigente para a cultura estabelecidos pela Conab e o preço médio de mercado do produto no Estado ou região de produção apurado pela Conab. Na próxima sexta-feira (8), a Conab realizará dois novos leilões ofertando 175,5 mil toneladas para o Pepro e 154,3 mil toneladas no Pep. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.