ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Nov/2023

Argentina: projeção da exportação em 2023/2024

A Câmara de Arbitragem da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (CABC) espera produção aproximada de 15 milhões de toneladas de trigo na safra 2023/2024 argentina, que está sendo colhida. As lavouras de trigo estão de regular a boas, não há muito excelente e nem muito ruim. Portanto, será uma safra de regular a boa. Neste momento, não há risco climático para a safra. Não estão previstas geadas tardias no sudoeste e sudeste de Buenos Aires, porque há bom volume de chuvas na região. É possível chegar no fim do ano-safra com uma produção de 15 milhões de toneladas.

Se somada a projeção de colheita à estimativa de estoque inicial entre 3 milhões e 3,5 milhões de toneladas carregadas da safra anterior, a oferta argentina de trigo deve totalizar de 18 milhões a 18,5 milhões de toneladas. De acordo com as previsões, considerando uma estimativa de consumo interno de 6 milhões de toneladas entre moagem e sementes para próxima temporada, restariam 11 milhões de toneladas para comercialização. Contudo, é necessário haver precaução e projetar um estoque inicial de 2 milhões de toneladas na safra, dadas as atuais incertezas de comercialização da temporada. Isso resultaria entre 9 milhões e 10 milhões de toneladas para exportação.

Porém, não há definição do próximo governo se haverá abertura total ou não à exportação, como os limites hoje adotados. Se houver condições favoráveis às exportações, com a qualidade superior do cereal argentino e a quebra na qualidade da safra brasileira, a Argentina pode voltar a embarcar metade das suas exportações para o Brasil. Se o futuro governo liberar as exportações em sua totalidade, haverá trigo de qualidade para a indústria moageira brasileira fazer a mescla necessária com o trigo nacional, que infelizmente nesta safra, em virtude das chuvas, apresenta qualidade pior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.