ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Sep/2023

Ucrânia reduz exportação e preços podem avançar

O Ministério da Agricultura da Ucrânia informou que as exportações de grãos, de 1º a 24 de setembro recuaram 51% em comparação com igual período de 2022. Para o Commerzbank, o dado reforça que os riscos para os embarques do país estão cada vez mais evidentes. Na segunda-feira (25/09), os preços do trigo subiram após relatos de ataques russos contra a infraestrutura portuária e de armazenamento em Odessa, o que poderia desencorajar navios a passarem pelos portos ucranianos.

A rota alternativa do Rio Danúbio também vem sendo alvo de ataques. Desde que a Rússia encerrou o acordo de grãos em julho, a Ucrânia conseguiu embarcar seus produtos sem reduções significativas. Uma das alternativas foi um “corredor humanitário” pelo Mar Negro. Na última semana, o país embarcou 20,6 mil toneladas de trigo pela rota e mais de 127 mil toneladas de produtos agrícolas e minério de ferro passariam pelo corredor. No entanto, é questionável o quanto essa rota de transporte será realmente utilizada após os ataques mais recentes.

Além disso, as esperanças para a volta do acordo de grãos foram frustradas na sexta-feira (22/09), quando o governo russo anunciou que nenhum progresso foi feito e que não estão programadas novas negociações entre os presidentes da Rússia e da Turquia, Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, respectivamente. Portanto, o nível atual dos preços do trigo é considerado como muito baixo e a expectativa é de preços mais altos nos próximos meses. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.