ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Sep/2023

RS: trigo dá sinais de perda no potencial produtivo

Segundo a Emater-RS, as lavouras de trigo estão quase em fase de colheita no Rio Grande do Sul. A cultura continua a se desenvolver bem, porém já perde potencial produtivo em algumas regiões, por causa do excesso de chuvas na primeira quinzena do mês. As plantas apresentam menor porte em comparação a anos anteriores.

Além disso, os sintomas de danos causados por geadas, chuvas excessivas e doenças têm se agravado em plantas no estágio de enchimento de grãos. Nos dias ensolarados, os produtores puderam prosseguir com aplicação de defensivos, mas estão preocupados quanto ao possível aumento da incidência de doenças nas lavouras, provocado pelo grande volume de chuvas, pelo excesso de umidade e pela elevação da temperatura, especialmente em relação a patógenos, como giberela (Gibberella zeae), brusone (Pyricularia oryzae), mancha-amarela (Pyrenophora triticirepentis), ferrugem-da-folha (Puccinia triticina).

Na média do Estado, 8% das lavouras de trigo estão em desenvolvimento vegetativo; 39% em período de floração; 42% em enchimento de grãos e 11% em maturação. Algumas lavouras do nordeste do Estado, semeadas antes do período recomendado, foram colhidas, mas não são estatisticamente significativas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.