ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Sep/2023

UE libera grãos da Ucrânia em 5 Estados-membros

A União Europeia decidiu não prorrogar a proibição à venda de grãos ucranianos na Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia e Bulgária, onde apenas o trânsito para outros mercados era permitido. A proibição temporária expirou à meia-noite de sexta-feira (15/09) e tinha como objetivo evitar a entrada de produtos com preços mais baixos, o que prejudicaria agricultores locais. No caso do trigo, por exemplo, embora o produto ucraniano pudesse apenas circular pelos países antes chegar a clientes na Ásia e na África, parte dele era vendido no mercado negro a um preço mais baixo.

A União Europeia afirmou que as distorções de mercado nos cinco países que fazem fronteira com a Ucrânia "desapareceram". A Ucrânia concordou em introduzir quaisquer medidas legais dentro de 30 dias para evitar altas elevadas dos grãos. Além disso, o país passou a implementar, a partir do sábado (16/09), medidas para evitar distorções de mercado nos países vizinhos. A Ucrânia vai apresentar um plano de ação ao bloco.

A Comissão Europeia concordou em não impor novas restrições enquanto as medidas ucranianas forem eficazes. A decisão ocorre após semanas de negociações, com pressão para que a proibição fosse estendida até o fim do ano. Países como Polônia e Hungria ameaçaram impor restrições unilaterais para impedir as vendas de grãos ucranianos. Por outro lado, o governo da Bulgária já havia anunciado a suspensão da proibição sobre as importações de produtos ucranianos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.