ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Sep/2023

Rússia: revisada projeção de exportação 2023/2024

A consultoria agrícola SovEcon revisou para cima sua previsão para as exportações russas de trigo na safra 2023/2024, que passaram de 48,1 milhões de toneladas para um número recorde de 48,6 milhões de toneladas. No geral, a estimativa de embarques de grãos russos passou de 59,1 milhões de toneladas para 60,7 milhões de toneladas, com avanço também na perspectiva para a cevada, de 4,6 milhões de toneladas para 5,4 milhões de toneladas, e estabilidade do milho em 4,4 milhões de toneladas.

A revisão para o trigo é baseada nos aumentos substanciais na estimativa de produção, além de um ritmo acelerado de exportação e vendas recordes no início da temporada. O volume de vendas pendentes de trigo russo até o fim de agosto foi de aproximadamente 6 milhões de toneladas, em comparação com 2,5 milhões de toneladas no ano anterior. Em agosto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumentou sua estimativa de exportações de trigo russo de 2023/2024 para 48 milhões de toneladas. Atualmente, o principal gargalo para as exportações de grãos russos é a capacidade de infraestrutura.

Os portos e ferrovias russos não conseguem lidar com 5,5 milhões de toneladas a 6 milhões de toneladas de grãos por mais do que alguns meses consecutivos. O aumento da concorrência, principalmente dos países europeus na região do Mar Negro, também é um possível desafio para a campanha de exportação russa nos próximos meses, com uma maior competitividade da Ucrânia no radar. As perspectivas para a nova safra de trigo ucraniano melhoraram e o país continua a realizar remessas ativas via Danúbio e rotas terrestres. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.