ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Sep/2023

ONU propõe à Rússia retomada do acordo de grãos

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, enviou para o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, uma nova proposta para permitir o transporte de grãos e fertilizantes para os mercados globais. A ideia seria uma forma de reviver o acordo que permitiu à Ucrânia exportar seus grãos por um corredor pelo Mar Negro em um momento de crescente fome global. Na carta, consta um conjunto de propostas que permitem criar condições para a renovação da iniciativa do Mar Negro. Há soluções concretas para as preocupações sobre o acesso eficaz, ou mais eficaz, de alimentos e fertilizantes russos aos mercados globais a preços adequados.

Uma iniciativa renovada do Mar Negro deve ser estável e não deve mudar de crise para crise, de suspensão para suspensão. O acordo original de 120 dias foi prorrogado uma vez por 120 dias e duas vezes por 60 dias. O Ministério das Relações Exteriores da Turquia apresentou uma lista de ações que o Ocidente teria que tomar para aceitar a retomada dos envios ucranianos. A retomada do acordo de grãos foi descrita como um trabalho bastante complicado e árduo.

A Rússia suspendeu a iniciativa de grãos do Mar Negro em julho, alegando que o acordo com a Ucrânia beneficiava principalmente países mais ricos e que os russos ainda enfrentavam dificuldades para obter financiamento, seguro e transporte para seus envios de fertilizantes e grãos. Dados do Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, que organizou os envios da Ucrânia, mostram que 57% dos grãos ucranianos foram para países em desenvolvimento, com a China sendo o principal destino, recebendo quase um quarto dos alimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.