ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Aug/2023

Grãos: Romênia pode apoiar exportações da Ucrânia

De acordo com nota do banco alemão Commerzbank, a Romênia planeja dar apoio às exportações de grãos da Ucrânia. O país tem a intenção de dobrar a capacidade mensal de trânsito dos produtos ucranianos em seu porto no Mar Negro, em Constanza, podendo atingir 4 milhões de toneladas. No mesmo sentido, a própria Ucrânia anunciou na semana passada a intenção de abrir um “corredor humanitário” para a passagem de navios pelo Mar Negro. Neste mês, até agora, os embarques de grãos da Ucrânia somaram 848 mil toneladas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) manteve as previsões de exportações de trigo da Ucrânia em 10,5 milhões de toneladas em 2023/2024, mesmo com a expectativa de aumento na safra do país, já que há temores de que os embarques sejam prejudicados pelo fim do acordo de grãos e pelos ataques russos em instalações portuárias. Um incidente no fim de semana passado evidenciou a situação de segurança problemática no transporte marítimo no Mar Negro: um navio de guerra russo disparou tiros de advertência contra uma embarcação de carga.

Com isso, a rota alternativa desejada pela Ucrânia dificilmente terá sucesso sem garantias de segurança. O USDA elevou a previsão de exportação de trigo da Rússia, para 48 milhões de toneladas, com os embarques russo em nível muito alto. O fracasso dos preços dos grãos em responder à última escalada de conflitos se deve, sem dúvida, às exportações extremamente altas da Rússia. A consultoria agrícola SovEcon estima as exportações de trigo em agosto entre 4,8 milhões e 5,1 milhões de toneladas, diante de 3,5 milhões de toneladas em agosto de 2022 e ante 4,7 milhões de toneladas da média histórica no mês. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.