ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Aug/2023

Rússia volta a mirar na cidade portuária de Odessa

A Rússia realizou três novos ataques aéreos contra a cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia. O local é um dos principais centros de exportação de grãos do país. No entanto, a força aérea ucraniana afirmou ter interceptado os drones e mísseis russos. No domingo (13/08), um navio de guerra russo disparou tiros de advertência e abordou um cargueiro turco que navegava no Mar Negro em direção ao Porto de Izmail, no Rio Danúbio.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a embarcação foi abordada por helicóptero depois de não parar para uma inspeção, mas que foi liberado posteriormente. A Rússia tem realizado ataques contra Odessa nas últimas semanas, mirando instalações que transportam grãos da Ucrânia. A escalada nos conflitos ocorre após a decisão do governo russo de romper o acordo que permitia o fluxo de produtos da Ucrânia pelo Mar Negro.

O abastecimento por essa rota era fundamental para fornecer alimentos a países na África, Oriente Médio e Ásia que combatem a fome. Na mais recente tentativa de atingir Odessa, o dormitório de uma instituição educacional, um prédio residencial e um supermercado ficaram danificados. O escritório presidencial da Ucrânia relatou que pelo menos 8 civis foram mortos e outros 23 ficaram feridos na Ucrânia nas últimas 24 horas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.