ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2023

Ucrânia: maior safra não deve pressionar cotações

Mesmo com a previsão de aumento na safra 2023/2024 de trigo da Ucrânia, os preços do cereal não devem ser pressionados, já que o mercado analisa as restrições de exportação provocadas pela guerra com a Rússia. A Associação de Grãos da Ucrânia (UGA) aumentou de 17,9 milhões de toneladas para 20,2 milhões de toneladas a previsão para a safra, graças às condições climáticas favoráveis e rendimentos mais altos, apesar da área de plantio menor.

No mais recente relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a previsão era de apenas 17,5 milhões de toneladas. No entanto, o aumento na safra dificilmente terá impacto nos preços do trigo, já que não se sabe quando os agricultores ucranianos vão conseguir colocar sua safra no mercado global. De acordo com a UGA, as exportações de trigo poderiam totalizar 15 milhões de toneladas, mas somente se as exportações via Mar Negro se tornarem possíveis novamente e se os custos de transporte via Danúbio caíssem.

Os recentes ataques de drones da Rússia ao porto mais importante da Ucrânia no Rio Danúbio deixam claro que essa rota de transporte também não é segura, com a cobertura de seguros já suspensa em alguns casos. O governo da Ucrânia planeja garantir um seguro para os embarques pelo próprio Danúbio. Além disso, no momento, especialistas pedem à Comissão Europeia que ofereça auxílio financeiro para cobrir os custos adicionais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.