ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2023

Preços globais do trigo devem se manter elevados

Segundo o Commerzbank, os preços do trigo devem permanecer elevados, se não subirem ainda mais, após o fim do acordo de grãos entre Rússia e Ucrânia. A Rússia deixou as portas abertas para negociar sua volta ao pacto, mas os obstáculos para qualquer retomada do corredor de grãos são consideráveis. Mesmo sem uma resposta clara, é difícil imaginar que a União Europeia (UE) ceda facilmente às demandas russas para retomada do pacto, uma vez que não vai desejar parecer suscetível a chantagens.

Para retomada do acordo, a Rússia exige que suas condições sejam atendidas, incluindo dar ao banco agrícola acesso ao sistema Swift novamente, algo que a União Europeia tem rejeitado até agora. Como os preços do trigo vão se desenvolver no curto prazo dependerá principalmente da resposta da União Europeia, que ainda não é clara. Além disso, a Rússia aumentou a pressão, dando à Organização das Nações Unidas (ONU), que atuam como intermediária, um prazo de três meses para apresentar resultados concretos para que as negociações sejam retomadas.

Após a saída da Rússia do acordo de grãos, no dia 17 de julho, os preços do trigo avançaram significativamente na Bolsa de Chicago e na Euronext, onde subiram cerca de 10%. As esperanças de que a Ucrânia pudesse continuar a exportar grãos pelo Mar Negro foram logo frustradas quando o exército russo intensificou seus ataques ao Porto de Odessa e o Ministério da Defesa da Rússia disse que os navios indo para os portos ucranianos seriam considerados potenciais transportadores de suprimentos militares e, portanto, alvos viáveis. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.