ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2023

Grãos: ONU busca prorrogar Acordo do Mar Negro

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, propôs ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, estender o acordo que permite a exportação segura de grãos da Ucrânia para o Mar Negro em troca de conectar uma subsidiária do banco agrícola Rosselkhozbank, da Rússia, ao sistema de pagamento internacional Swift. A União Europeia (UE) está considerando permitir especificamente transações de grãos e fertilizantes pela plataforma, após porta-voz do bloco ter negado a possibilidade em maio.

A Rússia foi desligada da plataforma após a invasão à Ucrânia. A ONU enviou uma carta ao presidente russo, no dia 11 de julho, com propostas para tentar salvar o acordo de exportação de grãos do Mar Negro. O acordo, assinado em julho de 2022, já foi prorrogado três vezes e expira na próxima segunda-feira (17/07). O governo russo tem dito repetidamente que não há motivos para renová-lo. A Rússia já fez essas ameaças antes e, nas duas últimas prorrogações, o acordo foi estendido por dois meses, e não por quatro meses como previsto originalmente.

O secretário-geral da ONU tem se concentrado em garantir o acesso contínuo de alimentos e fertilizantes da Rússia e da Ucrânia aos mercados para a segurança alimentar global. O objetivo é remover os obstáculos que afetam as transações financeiras realizadas por meio do Banco Agrícola da Rússia, uma grande preocupação da Rússia e, simultaneamente, permitir o fluxo contínuo de grãos ucranianos no Mar Negro. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.