ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jul/2023

Safras de Canadá e Ucrânia devem superar previsões

Segundo o banco Commerzbank, o Canadá e a Ucrânia destacam-se com previsões de aumento na produção de trigo, após perspectivas desfavoráveis em diversos países produtores, principalmente por causa das condições climáticas. A safra do Canadá deve superar as expectativas e alcançar a maior área plantada nos últimos 22 anos. A Ucrânia pode ter um rendimento maior do que na temporada anterior, mesmo com a eventual dificuldade de exportação causada pelo possível fim do acordo de grãos do Mar Negro.

De acordo com o Statistics Canada, 10,881 milhões de hectares foram plantados com trigo no país. O número é o mais alto em 22 anos, superando previsões anteriores, que já eram positivas. Apesar disso, muitas regiões produtoras do Canadá enfrentam condições secas atualmente, o que pode reduzir os rendimentos. Na Ucrânia, as previsões para o abastecimento são ainda mais positivas. Em uma pesquisa com agricultores, a Ukrainian Grain Association (UGA) prevê rendimentos significativamente mais altos este ano, com safra maior do que na temporada anterior, ao contrário do que se esperava até agora.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previa safra de 17,5 milhões de toneladas para 2023/2024, mas a UGA aponta que o número pode chegar a 24,4 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de quase 4 milhões de toneladas em comparação com o ano anterior. No entanto, os agricultores ucranianos podem ter dificuldades para exportar os grãos, já que o corredor pelo Mar Negro, acordado com a Rússia, provavelmente terminará em meados de julho. Nesse caso, é provável que as exportações por via marítima, se possível, incorram em custos de seguro muito mais altos. Isso reduz consideravelmente o efeito de queda nos preços decorrente da perspectiva de maior oferta. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.