ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jun/2023

Rússia: revisão na estimativa da safra 2023/2024

A consultoria agrícola russa SovEcon reduziu a sua previsão para a safra de trigo do país para 86,8 milhões de toneladas em 2023/2024, ante previsão anterior de 88 milhões de toneladas. A redução se deu por causa de uma piora nas condições do cereal de primavera nas principais regiões produtoras na Sibéria, no Vale do Volga e nos montes Urais. As reservas de umidade do solo diminuíram rapidamente no período entre o fim de maio e início de junho, chegando em muitos casos aos níveis mais baixos dos últimos anos.

O trigo de primavera representa cerca de 30% da safra total do cereal russo. No entanto, o problema foi parcialmente compensado por uma melhora nos rendimentos no sul do país, onde as condições de cultivo são semelhantes às de 2022, o que pode implicar uma colheita próxima do recorde histórico. Ainda assim, a qualidade deste ano pode sofrer em meio a uma ampla precipitação prematura nas últimas semanas. Em contrapartida, a estimativa da área de plantio de trigo de primavera foi aumentada para 13,6 milhões de hectares, ante 13 milhões de hectares anteriormente.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima a safra de trigo russa para 2023/2024 em 85 milhões de toneladas. A estimativa de safra da cevada caiu de 20,8 milhões de toneladas para 19,9 milhões de toneladas e a do milho recuou de 14,8 milhões de toneladas para 14,6 milhões de toneladas. O total de grãos e leguminosas passou de 136,3 milhões de toneladas para 134 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.