ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jun/2023

Preços globais do trigo sob pressão da maior oferta

Os preços do trigo foram pressionados após o relatório semanal de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado na terça-feira (30/05), o qual mostrou uma melhora de 3% na qualidade das lavouras. No entanto, para o milho, o USDA avaliou que 69% das plantas estão em boas ou excelentes condições, enquanto o número correspondente no ano passado foi de 73%, o que coloca em dúvida a previsão de aumento significativo da safra norte-americana na temporada e tende a sustentar as cotações do cereal.

Se o enfraquecimento dos preços do trigo, em particular, persistir, isso pode levar a uma fusão parcial dos mercados de milho e trigo, uma vez que os preços já atingiram quase a paridade. O trigo poderia então ser usado cada vez mais como ração animal, o que aumentaria a demanda por trigo e aliviaria o apertado mercado de milho. Os dois grãos são substitutos um do outro na fabricação de ração. Conforme o USDA, 34% das lavouras de trigo de inverno apresentam estão em boas ou excelentes condições, o que representa avanço ante a semana passada.

Na Bolsa de Chicago, o preço do cereal caiu já atingiu para a mínima de dois anos e meio. As previsões para a Europa também corroboram para esse cenário. A Comissão Europeia elevou sua expectativa de produção de trigo mole da União Europeia para 131,5 milhões de toneladas, ante 130,02 milhões de toneladas, o que representaria uma safra quase 5% maior do que na temporada passada. Para o milho, o ajuste foi para baixo, de 64,4 milhões de toneladas para 64,1 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.