ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mai/2023

Acordo do Mar Negro deve pressionar preço global

O banco alemão Commerzbank reduziu a sua previsão de preço do trigo europeu em virtude da renovação do acordo de exportação de grãos do Mar Negro. Na Euronext, os preços chegaram a seu nível mais baixo em 22 meses, a cerca de 220 euros por tonelada, após a ampliação da iniciativa por mais 60 dias. A previsão passou para entre 230 euros e 240 euros por tonelada nos próximos meses na Euronext ante um intervalo de 260 euros a 280 euros. No entanto, a expectativa era de que a prorrogação durasse 120 dias em vez de 60, principalmente pelo lado ucraniano.

Enquanto isso, a Rússia continua insistindo para que os obstáculos às suas próprias exportações agrícolas sejam removidos. Algumas questões parecem ainda não resolvidas neste contexto, o que explica a prorrogação de dois meses. Parece improvável que o acordo seja rescindido, uma vez que a Rússia já fez outras ameaças de abandonar o tratado que não foram cumpridas. É certo que ainda existe o risco de que a Rússia rescinda o acordo se, por exemplo, as sanções contra a Rússia forem aumentadas pelo G7 e pela União Europeia. Ainda assim, é mais provável que uma possível suspensão seja temporária, como já aconteceu antes.

Em contrapartida, ressalta-se as previsões de uma menor oferta global na temporada vigente, com queda nas safras da Rússia e da Ucrânia. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu as suas perspectivas para o país, enquanto o Conselho Internacional de Grãos (IGC) também diminuiu a sua expectativa de safra para a União Europeia. Por esses motivos, o trigo deve ser negociado a 260 euros por tonelada na Euronext no fim do ano. Na Bolsa de Chicago, a expectativa é de um aumento no fim de 2023 começando por níveis mais baixos e terminando 2023 em um intervalo de menos de US$ 7,00 por bushel a US$ 6,50 por bushel. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.