ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2023

Preços globais avançam com menor safra nos EUA

Segundo o banco alemão Commerzbank, o mais recente relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deu impulso aos preços do trigo. Isso porque foi reduzida a previsão para a safra 2023/2024 do país de 50 milhões de toneladas estimadas em fevereiro para 45 milhões de toneladas agora. Originalmente, a estimativa era de uma área cultivada maior e rendimentos 6% superiores aos da última temporada 2022/2023.

No entanto, como a seca em algumas regiões produtoras prejudicou a qualidade das plantas de trigo de inverno mais do que se presumia na época, o USDA se viu forçado a reduzir sua previsão. Apesar da previsão de uma produção de trigo levemente maior no mundo, o USDA também prevê exportações reduzidas ante a temporada anterior. Além das exportações mais baixas dos Estados Unidos, isso ocorre porque vários dos principais exportadores, incluindo Rússia, Austrália e Ucrânia, terão uma safra menor, o que pode ser parcialmente compensado pela Argentina, União Europeia e Canadá.

Isso levará a uma situação de oferta pior do que o mercado provavelmente esperava até agora, o que corrobora com a previsão de alta nos preços do trigo. No curto prazo, porém, as atenções estão voltadas para as negociações em torno do acordo de grãos entre Ucrânia e Rússia. No fim da semana passada, o governo da Turquia havia manifestado otimismo sobre o andamento das negociações. Até que uma extensão seja feita, os preços do trigo provavelmente permanecerão com impulso de alta. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.