ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mai/2023

Tendência é altista para os preços globais do trigo

Segundo o banco alemão Commerzbank, os preços internacionais do trigo apresentam uma trajetória ascendente, que é atribuída às tensões crescente entre Rússia e Ucrânia, após uma tentativa de ataque de drones contra o presidente russo, Vladimir Putin, a qual o governo ucraniano nega ser de sua autoria. Na visão do mercado, a acusação da Rússia torna menos provável a renovação do acordo de exportações de grãos pelo corredor do Mar Negro.

No entanto, tal risco ainda não se reflete nas cotações do cereal. A reação sugere que o mercado não havia levado a sério as ameaças anteriores da Rússia de não estender o negócio, descartando-as como meras ameaças verbais. Porém, a possível escalada do conflito militar parece estar mudando essa avaliação. A Organização das Nações Unidas (ONU) vem trabalhando em alternativas que atendam às condições impostas pela Rússia para estender o acordo para além do dia 18 de maio. De acordo com a Reuters, por exemplo, um grande banco dos Estados Unidos aparentemente foi contratado para lidar com pagamentos para o banco agrícola estatal da Rússia.

Mas, isso se referiria a apenas um número de transações restritas, sujeitas ainda a supervisão. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, também não considera que tal iniciativa seria uma solução de longo prazo, nem uma alternativa à reinclusão do banco no sistema SWIFT. O risco de fracasso nas negociações continua alto, o que ainda não se reflete nos preços do trigo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.