ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Abr/2023

Moagem de trigo está estável na indústria brasileira

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) em pesquisa anual de moagem divulgada nesta segunda-feira (24/04) e realizada com 144 moinhos, a moagem de trigo no Brasil foi de 12,566 milhões de toneladas em 2022, volume praticamente estável em relação ao registrado no ano anterior, com variação negativa de apenas 0,8%. Em 2021 foram moídos 12,672 milhões de toneladas de trigo por 160 plantas moageiras. As 12,566 milhões de toneladas de trigo processadas geraram 8,472 milhões de toneladas de farinha de trigo. Deste montante, 42,6% das farinhas produzidas foram destinadas aos segmentos de panificação e pré-misturas. Uma parcela de 12,5% do total produzido foi consumido pela indústria de massas e uma fatia de 10% foi recebida pela indústria de biscoitos. Outros segmentos como consumo doméstico e food service representaram o volume restante. O resultado da pesquisa expressa a estabilidade da demanda por farinha de trigo no Brasil.

O processamento do cereal no País segue praticamente inalterado nos últimos quatro anos. Mesmo em um período de diversas ocorrências que abalaram o cenário mundial do trigo, como os conflitos entre Rússia e Ucrânia e a quebra de safra na Argentina, que afetaram diretamente o preço da commodity, o consumo não sofreu uma mudança considerável. Isso mostra que a demanda por farinha de trigo se mostra inelástica aos acontecimentos mundiais. O relatório revelou o Paraná liderou a moagem nacional no ano passado, com 3,780 milhões de toneladas do volume total processado pelo País, ou 30% do montante total. Na sequência, aparecem as Regiões Norte/Nordeste, que juntas processaram 3,328 milhões de toneladas de trigo, o equivalente a 26% do total moído no País. Os moinhos do Rio Grande do Sul moeram 15% do total, ou 1,940 milhão de toneladas.

As fábricas de São Paulo responderam por 13% do trigo utilizado pelo setor no País, com processamento de 1,625 milhão de toneladas. Os Estados da Região Centro-Oeste acrescidos de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro processaram 10%, ou 1,313 milhão de toneladas, do trigo moído no País. Por fim, as indústrias moageiras de Santa Catarina receberam 579,618 mil toneladas do cereal moído no País, o que representa 5% do cereal utilizado no País. Avaliando os resultados obtidos por regiões e por Estado, nota-se que, de forma geral, os volumes se balancearam ao ponto de produzirem uma moagem muito semelhante à observada em 2021, o que demonstra a estabilidade de processamento do setor moageiro de Norte a Sul do País. Os dados se baseiam em informações fornecidas pelos associados da entidade, sindicatos das indústrias do trigo e publicações oficiais das empresas. Os números englobam a moagem feita por 144 fábricas moageiras que operam no País atualmente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.