ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Abr/2023

Rússia: preços do trigo recuando com maior oferta

De acordo com estimativas da SovEcon, o preço médio do trigo, tipo 3, caiu na Rússia para o seu menor valor desde novembro de 2019, para 11.550 rublos (US$ 147,00) por tonelada no dia 29 de março. A queda pode ser atribuída ao aumento da oferta de trigo e à fraca demanda dos exportadores. Os baixos preços domésticos devem sustentar os embarques ativos de trigo da Rússia durante os próximos meses. No entanto, não se espera que o país aumente substancialmente as exportações em relação aos níveis atuais por causa de gargalos de infraestrutura.

A oferta de trigo permanece alta em meio aos estoques recordes de trigo da Rússia em 2022/2023. Conforme a estatal Rosstat, os estoques em organizações agrícolas atingiram 17,4 milhões de toneladas no dia 1º de março, 82% a mais que a média de cinco anos. Em contrapartida, a demanda por trigo está diminuindo em virtude da atividade exportadora relativamente baixa.

A Bolsa Nacional de Comércio da Rússia estima o volume de vendas pendentes em 2,1 milhões de toneladas no dia 3 de abril, em comparação com 2,5 milhões de toneladas na semana anterior. A queda na demanda do exportador se deve à queda nos preços de exportação do trigo, com a SovEcon estimando o preço FOB médio do trigo russo em 22 de março em US$ 279,00 por tonelada, o nível mais baixo desde agosto de 2021. Os exportadores provavelmente estão parando, antecipando preços ainda mais baixos no curto prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.