ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mar/2023

Rússia: revisão na estimativa de produção de trigo

A consultoria agrícola SovEcon reduziu sua previsão para a safra de trigo da Rússia de 86 milhões de toneladas para 85,3 milhões de toneladas em 2023, em virtude das condições climáticas de inverno consideradas desafiadoras, com chuvas abaixo do volume normal. A safra de trigo de inverno do país é estimada em 60,9 milhões de toneladas ante 61,6 milhões de toneladas, enquanto a perspectiva para a safra de trigo de primavera foi mantida em 24,4 milhões de toneladas. Em 2022, a Rússia produziu 104,4 milhões de toneladas de trigo, de acordo com a Rosstat.

A previsão foi reduzida em meio à falta de precipitação no sul do país nos últimos meses, principal região produtora. Uma formação de crosta de gelo no centro também está se tornando um problema. No entanto, chuvas recentes na área podem vir a melhorar as perspectivas daqui em diante. Durante as duas últimas semanas, o sul recebeu entre 30 e 80 milímetros de chuva, que foi duas a três vezes maior que a média. Isso compensou totalmente o déficit de precipitação na região. A melhora no clima indica que o trigo de inverno russo está se aproximando de seu estágio de vegetação na principal região de cultivo em condições muito melhores do que há algumas semanas.

As perspectivas da safra de 2023 melhoraram visivelmente. A região sul da Rússia, que compreende os Distritos Federais do Sul e do Norte do Cáucaso, normalmente respondendo por 36% da safra total. Na temporada 2021/2022, foram colhidas 34 milhões de toneladas do cereal na região, representando 45% de todo o trigo russo. No entanto, desde o outono passado, o clima no sul tem sido desfavorável para o grão, principalmente por causa da falta de chuvas. Durante os três meses anteriores, a região recebeu entre 40 e 60% da precipitação normal. Como resultado, o déficit de umidade acumulado chegou a 30 milímetros. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.