ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Nov/2022

Rússia: revisão na estimativa para as exportações

A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon elevou em 300 mil toneladas a sua previsão de exportações de trigo da Rússia na temporada 2022/2023, para 43,7 milhões de toneladas. A revisão deve-se ao rápido ritmo de embarques. Para o mês passado, as exportações de trigo foram estimadas em 4,3 milhões de toneladas, ante 3,3 milhões de toneladas em outubro de 2021 e 3,9 milhões de toneladas em média. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima exportações de trigo russo em 2022/2023 em 42 milhões de toneladas. Este é o primeiro mês da temporada atual em que as exportações foram maiores em relação ao ano anterior e acima da média.

As exportações são sustentadas por boas margens para traders e forte demanda por parte dos importadores. Outro fator que intensificou os embarques foi a recuperação de competitividade no mês de setembro, o que impulsionou as vendas. A cota de exportação de trigo de 8 milhões de toneladas parece relativamente não restritiva e provavelmente terá um impacto limitado sobre as exportações, se houver. Para este mês, a SovEcon estima exportação de trigo em 3,9 milhões de toneladas, alta de 3% ante igual mês do ano passado e o maior volume desde dezembro de 2017. Do ponto de vista de oferta e demanda, a Rússia poderia enviar facilmente cerca de 50 milhões de toneladas de trigo nesta temporada. No entanto, não há pressa em aumentar de forma mais substancial a previsão de exportação.

O fraco ritmo de exportação no início da campanha, o rublo forte e o imposto de exportação estão limitando o número total de exportações de 2022/2023. Apesar de uma safra recorde, os agricultores não estão correndo para escoar sua produção e preferem vender girassol e milho. Outro obstáculo que está se tornando mais perceptível é a falta de vagões de grãos. Atualmente, os exportadores têm que esperar entre 2 e 3 meses para receber os vagões. As coisas podem melhorar se/quando houver uma trégua na Ucrânia, pois isso pode colocar menos pressão na infraestrutura ferroviária. As estimativas mensais de exportações de trigo de até 5 milhões de toneladas em novembro parecem otimistas nesta fase. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.