ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Nov/2022

Setor do trigo levará demandas para novo governo

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) vai procurar a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para apresentar as propostas da Política Nacional do Trigo. A entidade considera importante reduzir a dependência do Brasil da importação de quase 60% do consumo interno. Farinha e arroz são os dois alimentos mais importantes na mesa do brasileiro. O projeto da Embrapa de produção no norte do Cerrado deve ser prestigiado e continuado.

Com a diversificação das áreas plantadas para Cerrado, sul da Região Nordeste e oeste da Bahia, é preciso melhorar a logística da região. O diálogo com o novo governo não deve ser prejudicado pelo apoio massivo do agronegócio ao atual presidente Jair Bolsonaro. O presidente Lula, em discurso após o resultado da eleição, disse que não importa quem votou, o que interessa é avançar na pauta positiva para o Brasil, de crescimento. Isso não será um empecilho para o desenvolvimento do agro.

Ao contrário, o governo com crescimento e uma situação mais calma, vai propiciar um aumento da produção agrícola. Uma situação de menos divisão do País, menos confrontação deve ajudar no crescimento da economia e da renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do País. Há uma grande chance de a economia não cair tanto quanto está sendo previsto por causa da situação internacional, e isso é positivo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.