ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Out/2022

Elevada a estimativa para a safra de trigo de 2022

A StoneX revisou para cima a sua projeção de produção de trigo do Brasil na safra 2022 em relação ao relatório anterior. A estimativa foi revisada para 10 milhões de toneladas, ante 9,67 milhões de toneladas do último levantamento. O satisfatório volume de chuvas e a ausência de geadas foram os motivos que colaboraram para o bom desenvolvimento das lavouras.

No Rio Grande do Sul, as principais regiões produtoras registraram eventos de formação de geadas em agosto, mas não foram relatados danos severos às lavouras. Em virtude das boas condições de clima durante o desenvolvimento das lavouras, a produtividade média do Rio Grande do Sul foi ajustada de 3,1 toneladas por hectare para 3,3 toneladas por hectare, a de Santa Catarina, de 3,3 toneladas por hectare para 3,4 toneladas por hectare.

A estimativa de área para São Paulo também alterou o quadro de oferta do trigo. No relatório anterior, a StoneX estimou 88 mil hectares de plantio, sendo que no atual levantamento, foram apurados 110 mil hectares, o que elevou a produção do Estado para 341 mil toneladas, ante 272 mil hectares previstos anteriormente.

O clima em outubro ainda pode redefinir as produtividades das regiões mais ao sul do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, o clima úmido para o mês preocupa muito mais em relação a qualidade do trigo colhido do que o rendimento final. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.