ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Out/2022

Rússia: revisão na estimativa da safra 2022/2023

A consultoria de pesquisa agrícola do Mar Negro SovEcon aumentou a previsão de exportação de trigo pela Rússia na temporada 2022/2023 de 43,1 milhões de toneladas para 43,4 milhões de toneladas. A revisão baseia-se na perspectiva de aumento da demanda de importação e nas estimativas de safra mais robustas. Em setembro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) manteve a previsão para as exportações de trigo da Rússia em 42 milhões de toneladas em 2022/2023. A produção de trigo da Rússia está crescendo graças ao alto rendimento do trigo da primavera.

Em setembro, a consultoria aumentou sua previsão de produção de 94,7 milhões de toneladas para 100,0 milhões de toneladas. Apesar do ganho expressivo na oferta, o avanço mais tímido das expectativas de exportação deve-se ao ritmo lento das vendas por causa da valorização do rublo e dos impostos de exportação. As exportações estão se acelerando gradualmente, mas ainda permanecem abaixo da média.

No acumulado anual, as exportações de julho a setembro são estimadas em 10,2 milhões de toneladas (22% menor na comparação anual e 14% abaixo da média dos últimos 5 anos). Apesar da lentidão nos embarques, ainda espera-se que a Rússia atinja um recorde de exportações na atual temporada, que pode se assemelhar aos volumes de 2017/2018. O início da temporada de exportação naquela época foi o mais lento em muitos anos, mas, no fim, o volume atingiu um recorde de 41 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.