ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Set/2022

Região Sul: previsão de nova onda de frio preocupa

A empresa de sensoriamento remoto EarthDaily Agro alerta sobre a importância de monitorar a umidade do solo das lavouras de trigo do Rio Grande do Sul devido ao La Niña, que pode trazer seca à região, e sobre uma nova onda de frio prevista para os próximos dias, com temperatura mínima abaixo dos 5°C e possibilidade de geadas, danificando as áreas plantadas. A empresa manteve o otimismo em sua previsão de produtividade para a safra de trigo no Estado, estimando em 3,13 toneladas por hectare e índices de vegetação com boa dinâmica, em levantamento divulgado na sexta-feira (23/09).

No Paraná, o índice de vegetação continua em patamar acima da média, indicando boa condição das lavouras de trigo no Estado. A umidade do solo deve continuar em patamar satisfatório, favorável ao trigo e, também, para o início do ciclo da soja e milho, em fase de plantio. A previsão é de uma nova onda de frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 8°C e risco de geadas, principalmente no centro-sul do Estado, o que pode diminuir o potencial produtivo do trigo.

Na zona de produção do trigo em São Paulo, apesar da seca no início do ciclo, entre julho e início de agosto, o vigor da vegetação (NDVI) permaneceu em patamar bem acima em comparação com igual período de 2021, indicando condições mais satisfatórias das lavouras. A recuperação da umidade do solo em meados de agosto foi favorável à fase final de desenvolvimento do trigo e a colheita já atinge 20% da área plantada. Fonte: Suinocultura Industrial. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.