ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Ago/2022

PR revisa projeção de área plantada na safra 2022

O Departamento de Economia Rural (Deral/Seab) revisou para cima a área prevista para o plantio de trigo no Paraná, de 1,17 milhão de hectares para 1,18 milhão de hectares na safra 2021/2022. O potencial de produção, entretanto, segue o mesmo, 3,9 milhões de toneladas. Essa produção ainda pode ser atingida, mas há dois fatores climáticos a interferir: a seca e as geadas.

Em relação à seca, mesmo com maior incidência de chuva em agosto, a deficiência hídrica nos plantios em meses anteriores resultou em produtividade em torno de 2.600 a 2.700 quilos por hectare nas primeiras lavouras colhidas no Estado, rendimento 10% menor em relação ao esperado.

As próximas áreas a serem colhidas devem manter essa produtividade mais baixa, pois havia aproximadamente 6% das lavouras em maturação antes do retorno das chuvas em agosto. As geadas que ocorreram especialmente no dia 20 de agosto podem ter afetado lavouras mais suscetíveis nas regiões de Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul, como havia sido previsto, em função das temperaturas negativas.

Apesar de não haver ainda tempo hábil para mensurar a intensidade dos danos pelo frio na produção, a abrangência do fenômeno foi refletida no relatório das condições das lavouras. Houve rebaixamento nas condições do trigo em 7% da área do Estado, sendo que 1% foi classificado como ruim e deve ter perdas severas, e 6% foram tidos como com condições médias, em função do grande risco de apresentar problemas futuramente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.