ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2022

Bolsa de Chicago: preços sobem com ataque russo

Os contratos futuros de trigo atingiram o nível mais baixo desde fevereiro na Bolsa de Chicago, após Rússia e a Ucrânia chegarem a um acordo para retomar as exportações de grãos através do Mar Negro na sexta-feira (22/07). Os futuros, porém, voltaram a avançar nesta segunda-feira (25/07) em resposta ao ataque de mísseis da Rússia ao porto ucraniano de Odessa no último fim de semana. Traders do mercado de grãos dos Estados Unidos acreditavam que a negociação deveria aliviar algumas preocupações sobre o aumento dos preços dos alimentos. A ofensiva gerou preocupações de que o acordo do corredor de exportação de grãos não será cumprido. Rússia e Ucrânia enviaram mais de 50 milhões de toneladas de trigo no ano passado, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os ataques russos zombam do acordo do corredor para exportação, mas até agora esse tipo de ação não é uma surpresa. Os mísseis supostamente danificaram instalações de carregamento de grãos e armazéns. Nesta segunda-feira (25/07), os futuros de trigo negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta, após o ataque russo à cidade portuária de Odessa no fim de semana. O ataque ocorreu apenas algumas horas após a assinatura de um acordo que permitiria a retomada dos embarques de grãos ucranianos retidos desde o início da guerra. O mercado está tentando digerir o que o ataque realmente significa. Muitos traders já estavam céticos quanto à possibilidade de retomada das exportações por causa das dificuldades logísticas envolvidas, e agora isso ficou ainda mais incerto.

Um colapso total do acordo para o corredor de exportação de grãos levará a grandes problemas de oferta neste outono (do Hemisfério Norte). Dados de exportação dos Estados Unidos também impulsionaram os preços. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 475.426 toneladas de trigo foram inspecionadas em portos norte-americanos na semana até 21 de julho, aumento de 148,48% ante a semana anterior. O vencimento setembro do trigo subiu 11,00 cents (1,45%), e fechou a US$ 7,70 por bushel. Em Kansas City, igual vencimento do trigo duro vermelho de inverno avançou 19,50 cents (2,38%) e fechou a US$ 8,39 por bushel.