ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jul/2022

Europa: preço do trigo deve subir com menor oferta

Segundo a Hedge Point, a menor safra europeia de trigo 2022/2023, o aperto no balanço entre oferta e demanda e a demanda aquecida devem impulsionar os preços do cereal europeu. O balanço do grão na Europa estará extremamente apertado na próxima safra. Nos últimos dias, o trigo europeu, medido pelo Euronext, atingiu 1.200 euros por tonelada, enquanto as cotações da commodity no mercado norte-americano recuam. A oferta de trigo europeu deve ser cerca de 5 milhões de toneladas menor que a do ciclo passado, estimada em 133,3 milhões de toneladas na temporada 2022/2023 ante 138,4 milhões de toneladas colhidas em 2021/2022. A produtividade da safra europeia é projetada em 5,57 toneladas por hectare contra 5,71 toneladas por hectare reportados em 2021/2022. A queda decorre da menor produtividade da safra na França, afetada por condições climáticas desfavoráveis. A safra francesa, que vinha com ótimas condições até a metade de maio, tem sofrido com falta de chuvas e uma onda de calor que atingiu o continente antes do previsto.

A França é responsável por cerca de 24% da produção de trigo na União Europeia (UE), sendo a principal produtora da commodity dentro do bloco. De 60% a 70% das lavouras francesas de trigo estão em condição boa ou excelente, contra percentual de 80% a 90% observado na temporada passada. Em contrapartida, mesmo com a oferta menor de trigo, com a continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia, as exportações de trigo do bloco devem aumentar. Mesmo com a menor oferta, a demanda externa pelo trigo europeu deve superar a da safra anterior, dado que o conflito na Ucrânia tornou o trigo europeu mais competitivo que o russo, tanto pela ótica dos preços, como dos fretes e dinâmica cambial. Com isso, os estoques finais de trigo europeu são projetados em 11 milhões de toneladas na safra 2022/2023, ante 14,4 milhões de toneladas em 2021/2022. Países importadores tendem a direcionar a demanda pelo cereal do Mar Negro para a Europa.

Os primeiros números de importação da safra 2022/2023 de alguns dos principais importadores de trigo globais têm confirmado essa tendência. As exportações de trigo soft da França para países fora da União Europeia quadruplicaram em junho com relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 552 mil toneladas, indicam dados preliminares. O principal comprador do cereal francês foi o Marrocos, com 209 mil toneladas importadas em junho, seguido por Argélia e Egito, com importação de, respectivamente, 89 mil toneladas e 77 mil toneladas. Apesar da menor produtividade esperada, o trigo francês segue relativamente barato com relação ao trigo russo, seu principal competidor por mercados externos, mesmo com a safra recorde esperada para o maior exportador de trigo global. Além disso, o frete do trigo francês para os principais importadores também está em níveis extremamente competitivos em relação ao grão russo. A dinâmica cambial do euro e do rublo também tende a favorecer as exportações francesas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.