ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jun/2022

Rússia: revisão na projeção para safra 2022/2023

A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon elevou sua estimativa para a safra de trigo da Rússia 2022/2023 em 600 mil toneladas, de 88,6 milhões de toneladas para o que representa um novo recorde de 89,2 milhões de toneladas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê colheita de 81 milhões de toneladas para a Rússia. A revisão foi motivada pelo aumento na área semeada com o cereal de primavera, que cresceu de 12,10 milhões hectares para 12,65 milhões hectares. O plantio da safra está quase no fim e em um ritmo acelerado.

A estimativa de rendimento também foi elevada, em razão de condições climáticas melhores, principalmente na região do Vale do Volga e nos Urais. As novas perspectivas compensaram os problemas crescentes com o trigo de inverno, cuja estimativa de rendimento foi reduzida por causa do clima seco e quente no sul do país. A região, principal produtora de trigo de inverno, responderá por mais de 50% da produção total deste ano. As próximas semanas serão extremamente importantes para as novas previsões de safra de trigo da Rússia, pois devem ser divulgados os primeiros números de rendimento do sul.

Além disso, a divulgação de dados oficiais sobre a área de cultivo de inverno, que normalmente acontece em julho, também é outro fator importante. O mercado muitas vezes está errado sobre a área real. Em 2021, por exemplo, a SovEcon comenta que os dados mostraram uma área inesperadamente pequena, o que levou a uma queda maciça nas estimativas da nova safra de trigo russa e a uma alta de 20% para o trigo nos meses de julho e agosto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.