ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jun/2022

Diminuição na oferta global de trigo é preocupante

A União Europeia deve registrar uma colheita de trigo decepcionante este ano, diminuindo as esperanças de que um dos maiores produtores do mundo possa ajudar a preencher a crescente lacuna global de grãos, deixada pela guerra na Ucrânia. Em meio ao mercado global apertado e turbulento, qualquer déficit esperado de um grande produtor de grãos tornou-se uma nova fonte de preocupação. A consultoria agrícola Strategie Grains está prevendo uma queda de mais de 5% na produção de trigo francesa. A França responde por cerca de 18% da produção agrícola europeia e é o quinto maior produtor de trigo do mundo, de acordo com o Ministério da Agricultura francês.

Além do tempo seco, recentes tempestades danificaram áreas agrícolas em todo o país. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) também espera colheitas de trigo mais baixas na União Europeia, assim como na Ucrânia, China, Índia e Austrália. O órgão está prevendo o menor rendimento do Marrocos desde a temporada 2007/2008, por causa de uma seca severa. Em contrapartida, o USDA notifica crescimento na colheita de trigo para Canadá, Rússia, Turquia e Cazaquistão. Nos Estados Unidos, a produção deve aumentar em 2,3 milhões de toneladas, para 47,1 milhões de toneladas, o que talvez possa compensar parte do pessimismo europeu.

O mercado de trigo começou a ficar apertado com a perda na produção da Ucrânia, em meio à guerra. A invasão russa e a ocupação de faixas de território no leste do país frustraram operações agrícolas, como o plantio do fim da primavera. A falta de rotas de exportação do Mar Negro também tem impedido o escoamento dos cereais ucranianos em estoque. Em maio, o descompasso entre oferta e demanda por trigo acelerou quando a Índia decidiu suspender exportações do produto, como estratégia para manter a disponibilidade e a estabilidade dos preços no mercado doméstico. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.