ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jun/2022

Preço cai com expectativa de exportação da Ucrânia

O preço do trigo, cotado na Bolsa de Chicago, atingiu, no dia 1º de junho, seu nível mais baixo em quase dois meses, embora tenha conseguido fechar a sessão um pouco acima desse patamar. O recuo se deve à especulação de que a Rússia pode permitir que grãos sejam exportados da Ucrânia por meio dos portos do Mar Negro. É improvável que uma decisão sobre a retomada dos embarques de grãos ucranianos seja iminente. Mesmo assim, a expectativa de que isso possa acontecer em um futuro próximo já está fazendo com que os preços do trigo caiam sensivelmente.

Como seus portos estão bloqueados há três meses, a Ucrânia ainda tem amplos estoques de grãos destinados à exportação. Segundo a Associação Ucraniana de Grãos (UGA), 10 milhões de toneladas de trigo e 15 milhões de toneladas de milho poderão ser exportados neste ano-safra. No entanto, a capacidade de exportação só deve sair do patamar de 18 milhões de toneladas neste ano-safra para 30 milhões de toneladas no próximo ano-safra, se os terminais de exportação nas fronteiras da Ucrânia retomarem as operações.

Nesse cenário, a nova safra de grãos provavelmente será consideravelmente menor. A UGA prevê uma safra de trigo de 19,2 milhões de toneladas este ano, o que representaria uma queda de 42% em relação à safra recorde de 33 milhões de toneladas do ano passado. A safra de milho deve cair para 26,1 milhões de toneladas, após um volume de 37,6 milhões de toneladas no ano passado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.