ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Mai/2022

RS: área plantada dependerá dos custos e crédito

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Câmara Setorial do Trigo considera que os custos de produção do cereal e o acesso ao crédito pelos produtores do Rio Grande do Sul são fatores determinantes para dimensionar o tamanho da área de cultivo da cultura na atual safra no Estado. É possível que a semeadura do grão apresente crescimento neste ano diante das condições favoráveis para o trigo no mercado nacional e internacional. Atualmente, a Conab prevê uma área semeada do cereal em 1,16 milhão de hectares.

A nova estimativa será apresentada no próximo anúncio da Safra de Grãos 2021/2022, nesta quinta-feira (12/05), o que tende a provocar impacto na produção. A elevação dos custos de produção, no entanto, pode limitar esse possível crescimento no Rio Grande do Sul. A valorização do dólar incentiva a semeadura, por causa da melhora dos preços na moeda norte-americana. No entanto, tem reflexo negativo nos custos para os agricultores, uma vez que os valores de diversos insumos seguem a cotação da divisa norte-americana, como combustíveis, defensivos agrícolas e fertilizantes.

Vale salientar que por tratar-se de uma cultura de alto risco, principalmente por questões climáticas, o produtor não planta trigo sem seguro. Com os custos maiores, a dificuldade de acesso ao crédito de custeio, em virtude do passivo deixado pela frustração da safra de soja, o preço dos insumos e a demora na solução da cobertura do seguro agrícola da oleaginosa, formam o conjunto principal de fatores que determinarão o tamanho da lavoura de trigo do Estado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.