ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mai/2022

Rússia: revisão na projeção de exportação de trigo

A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon elevou em 200 mil toneladas a previsão de exportação de trigo pela Rússia na temporada 2021/2022, para 34,1 milhões de toneladas. A revisão é baseada no ritmo atual das vendas e poderia ter sido ainda mais elevada, mas a cota de exportação de 8 milhões de toneladas, que está em vigor até julho, continua sendo um gargalo. As exportações de trigo para a temporada 2022/2023 estão estimadas em 41 milhões de toneladas.

As exportações russas de trigo no mês de abril estão estimadas em 2,3 milhões de toneladas, volume 69% maior do que o registrado há um ano, mas próximo da média dos últimos anos. Egito, Irã e Turquia foram os principais destinos do trigo russo em abril. No ano passado, as exportações caíram acentuadamente em março e abril com a introdução de um imposto de exportação. As exportações do cereal em maio e junho, porém, não devem manter a tendência de avanço. As exportações russas cairão, porque os comerciantes estão ficando sem cotas de exportação.

Os embarques devem aumentar acentuadamente em julho após o fim do período de cotas, desde que não haja sanções que afetem diretamente os grãos russos. Os comerciantes podem começar a vender grãos de forma agressiva, mesmo sem esperar pela chegada da nova safra (cuja colheita começa em julho), pois haverá muitos estoques de safras antigas no sul da Rússia, perto dos terminais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.